quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A busca pela atualização e o bombardeio de informações

Quarta-feira, é o meu dia preferido da semana. Sempre que eu explico o porque para as pessoas, elas acham graça pois, não vêem a menor lógica no que eu falo. Mas,  mesmo assim, eu vou explicar pra vocês. Quarta-feira, é o meio da semana, é o dia que se começa a anunciar que, a Sexta-feira, e com ela o final de semana, está chegando. Depois da quarta, só resta a quinta, que já é muito próxima da sexta. Gosto na verdade, é da expectativa que a quarta me trás, expectativa está, que anuncia os momentos de lazer ou ócio que poderei ter em breve.

A um tempo atrás, escrevi aqui no blog sobre a minha preocupação em conseguir me manter atualizada sobre tudo o que estava acontecendo ao meu redor. Deve dizer que, percebo uma ligeira diferença em relação ao meu comportamento quanto a absorção de informações, meus dias estão rendendo mais e estou conseguindo resolver algumas coisas, que antes deixava sempre para depois. Não só o Facebook, como a internet de um modo geral, nos bombardeia com informações diariamente. Mas esse bombardeio de informações não é pequeno. É como se fosse o início da Guerra do Golfo, (o início da Guerra do Golfo é considerado um dos maiores bombardeios da história. Foram mais de 18 mil toneladas de explosivos) só que ao invés de bombas, são informações que soltam em nossas direções.

Eu utilizava o Facebook como um agrupador dos portais de informações que geralmente me interessavam, onde, todas as informações eram reunidas na Timeline. Agora, sem a rede social, eu acesso o Google Reader para ler as notícias ou novidades que, antes, me caiam no colo, com o simples ato de dar scroll pela Timeline. Foi ai que percebi então, que pelo Reader, eu leio como prioridade as matérias que realmente me interessam, diferentemente do que acontecia com a rede social, onde, muitas vezes, com aquela chamada atraente e uma foto bonita, me impulsionava a abrir a página e ler mais uma matéria. Eu queria ler quase tudo, abria milhares de páginas ao mesmo tempo e, muitas vezes, eram assuntos que não me interessariam normalmente e que eu não iria atrás em outros momentos, o que fazia com que a página ficasse aberta no meu computador por dias, até que eu tivesse um momento de ócio para concluir a leitura.

O que acontece agora, é que utilizo um pouco mais o meu filtro pessoal, para ir atrás de assuntos que realmente estão me interessando naquele determinado momento. Nós, recebemos informações demais, todos os dias. Não apenas através da rede social, podemos incluir aqui a internet de modo geral, os celulares, e-mails, o rádio, a televisão, os outdors, etc. Segundo uma pesquisa publicada na revista Science, diariamente somos bombardeados com uma quantidade de informações equivalentes a 174 jornais.

Para mim, um dos grandes problemas desse excesso é a dificuldade de concentração, a dificuldade na tomada de decisões, o desenvolvimento da ansiedade entre tantas outras contra indicações. Temos sempre, um leque tão grande de opções da mão, que sempre fica muito difícil escolher apenas um. Estamos sempre analisando, o que estaremos perdendo, no momento em que fizermos uma nova opção, por mais simples que ela seja, como por exemplo na hora do almoço, escolher entre carne assada, carne cozida, almôndegas, lombo, costela, peixe assado, peixe cozido, peixe frito, peixe empanado, frango assado, coxa de frango, nuggets, filé de frango, arroz branco, arroz integral, espaguete, lasanha, rissole, etc, etc e etc. Em apenas 30 segundos, já fiquei em dúvida sobre o que vou almoçar – isso porque eu nem mencionei as saladas, que é a minha parte preferida –. A solução, acaba sempre sendo, pegar um pouco de cada coisa, apenas, para não passar vontade. É viver como se o dia de amanhã fosse tão incerto onde pode ser que amanhã, a almôndega deixe de existir. Então por isso, eu tenho que come-la hoje, junto com o frango e o peixe grelhado que também coloquei no prato.

Essa enxurrada de informações é tão grande, que as vezes o cérebro não consegue filtra-la e raciocinar direito. Podendo dificultar nossas tomadas de decisões, e muitas vezes, nos paralisar do ato de seguir em frente. Por isso, acredito que o grande desafio que temos, é selecionar o que é realmente relevante para o nosso trabalho e para as nossas vidas. Deixando de lado, o que não terá tanta utilidade. Temos um limite, que deve ser respeitado. Esse limite, está na cabeça de cada um, é necessário encontrar o meio  termo, se utilizando do bom senso, para que assim se tenha uma vida mais equilibrada.

Acho ainda, válido pensar, que informação é diferente de conhecimento. Não é porque temos acesso as informações, e muitas vezes as lemos superficialmente que, adquirimos conhecimento daquilo que foi abordado. A mídia nos bombardeia diariamente com informações, mas não com conhecimento. Para adquirir o conhecimento, a relação desenvolvida com a informação tem de ser diferente. Exige pesquisa, raciocínio, crítica, digestão, pensamento e mais algumas coisas.

Nesse vídeo que assiti hoje, criado pelo Studio Smack, é possível ver claramente o bombardeamento de informações que recebemos diariamente em nossa vida off-line. – O que já é MUITA informação. – Com um efeito simples de contraste, deixaram em evidência, todo o tipo de informações que recebemos diariamente na rua, informações essas que, de tão acostumados, muitas vezes, nem percebemos que estão nos impactando. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário