segunda-feira, 11 de março de 2013

Sofativismo, a gente se vê por aqui



Muito provavelmente, você tomou conhecimento sobre o fato do Pastor Marco Feliciano (PSOL – SP) ter sido eleito o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Para quem não conhece, Feliciano é Pastor Presidente da Igreja Catedral do Aviamento da Assembléia de Deus. Em um vídeo divulgado na internet mostra claramente o pastor pedindo dinheiro aos fiéis em sua igreja. Além disso, já deu declarações homofóbicas e racistas em seu Twitter.

Este caso, é apenas mais um entre tantos outros, – como por exemplo o caso de Renan Calheiros ter sido eleito presidente do Senado, – que deixa todos nós brasileiros, incrédulos e com a sensação de que estarmos sendo chamados de palhaços diariamente, enfraquecendo ainda mais o sentimento de representatividade política de uma sociedade democrática, que se vê desapontada e com as esperanças minadas.

Os recentes acontecimentos políticos gera revolta em muitos brasileiros. Devido a isso, a partir da articulação online, duas manifestações foram “chamadas”. Uma em repúdio a nomeação de Feliciano e outra contra Renan Calheiros. No evento de chamamento ao Ato de repúdio a Marcos Feliciano marcado para Sábado, dia  09/03/2012, existia a confirmação de presença no Facebook, de quase 27.000 pessoas.– UAU –

Sábado, as 14h, lá estava eu e minha magrela marcando presença. No evento offline, calculo que existia em torno de 5 a 7 mil pessoas, no máximo. Esse “grande” volume de pessoas se deu devido ao fato de que as duas manifestações que ocorriam na Paulista se uniram (Feliciano + Renan Calheiros). – É aqui onde começa o meu desapontamento. Esperava mais dessa rede social “mágica” que conta com + de 60 milhões de brasileiros e onde todos são tão engajados. –

Acredito que a internet tem um papel importantíssimo no desenvolvimento da sociedade, auxiliando a todos nas manifestações de opiniões e no apoio as mais variadas causas. Mas, me questiono aqui, sobre a real eficiência no ato de dar “Like” e “Share” em sua Timeline e o quanto isso é suficiente para que consigamos realmente, mudar as injustiças, que tanto nos incomoda.

Toda a qualquer ação tem seu valor. Mas, vejo um pouco de incoerência nesse cyber ativismo que vemos todos os dias em nossos Feed de Notícias. Será que não estamos utilizando esse sofativismo mais por uma questão de comodidade e alivio da consciência?

Devemos e podemos nos utilizar de todas as plataformas, mas nunca, utilizar uma em substituição a outra. Ambas devem andar de mãos dadas, complementando-se lado a lado. O verdadeiro ativismo começa quando você tira as mãos do teclado e levanta a bunda da cadeira. Se você não lutar pelos seus direitos, não são eles que irão faze-lo.



“Não há futuro, a menos que os jovens se levantem e lutem pela mudança.” Kalle Lasn



PS: Vale ainda lembrar que somos nós, brasileiros, quem votamos em nossos representantes. Temos o poder na mão e não o valorizamos.












Nenhum comentário:

Postar um comentário