quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

1˚ dia sem Facebook


Diferentemente do que eu estava prevendo ontem, não foi a dificuldade de me manter atualizada que me fez ter vontade de entrar no Facebook. Na verdade, mal tive tempo para pensar nisso. O que realmente senti falta, foram as mensagens que sempre troco através do chat. Desde quando meus amigos migraram do Orkut para o Facebook, utilizamos este canal de comunicação para conversar diariamente, tanto para saber como estamos quanto para combinar algum evento, trocar links ou qualquer outra coisa. Eu não tinha percebido, mas havia substituido completamente o finado MSN e gtalk, pelo chat do Facebook.

Já estava começando a ficar ansiosa, quando meus amigos e amigas começaram a se comunicar comigo por outros meios (ainda bem). Comecei a receber mensagens no Whatsapp, e-mails, SMS de celular, ligações, etc. Os assuntos foram os mais variados possíveis, desde combinar passeio no parque, sexta-feira, jantar entre amigas, almoço, apoio em continuar com o “Facebook abandonado”, piadas, etc.  Assuntos estes, que geralmente combino pelo chat da rede social.  Devo dizer que as mensagens que recebi me ajudaram, e muito, a não sentir tanta falta da rede e perceber que continuarei conversando e recebendo convites, mesmo sem acessar o Facebook.

Sabemos que nós seres humanos somos seres sociais e necessitamos nos comunicar para que possamos perceber e interagir com o mundo ao redor. Mas apesar disso, nunca havia sentido, mesmo que, em um grau MUITO” menor, a falta que essa “interação” faz.

"Vivemos em sociedade, onde trocamos ideias e interagimos uns com os outros. Acredito, que seja essa relação entre indivíduos, somada ao nosso próprio raciocínio, que nos auxilia no desenvolvimento da nossa própria identidade. Apesar das diversas diferenças, os indivíduos dependem uns dos outros para se desenvolverem, fazendo parte, mutuamente um na vida do outro. Existe uma citação de Bordenave que se encaixa perfeitamente nessa idéia.
“E para que serve a comunicação? Serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutuamente e a realidade que as rodeia. Sem a comunicação cada pessoa seria um mundo fechado em si mesmo. Pela comunicação as pessoas compartilham experiências, idéias e sentimentos. Ao se relacionarem como seres interdependentes, influenciam-se mutuamente e, juntas, modificam a realidade onde estão inseridas” (BORDENAVE, 2005, p.36).

Apesar do que você pode estar pensando, nunca li nenhum livro de Bordenave, mas pesquisando na internet, descobri que ele foi um comunicador e docente paraguaio e escreveu um livro chamado “O que é comunicação”. Já fiz o download do livro e será minha próxima leitura após terminar “Tropicalista Lenta Luta” de Tom Zé.

Após ler “O que é comunicação” pretendo fazer um texto sobre o assunto, para assim, praticar a escrita.

Hoje fui ao Oftalmologista e estou com Miopia e Astigmatismo, isto posto, dentro em breve passarei a utilizar óculos ou lente. Sempre que ouço ou escrevo a palavra óculos lembro da música do Paralamas do Sucesso “Óculos”.

Escrevi este texto ouvindo o novo CD da ZéliaDuncan – Tudo Esclarecido. Onde ela interpreta músicas de Itamar Assunção. É um disco com músicas que fala sobre o amor e suas diversas fases. O disco foi produzido pelo grande Kassin. Que homem de gosto delicado. Ah, e já ia me esquecendo, tem uma participação especial do Ney Matogrosso. :) É muito amor! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário